Powered By Blogger

domingo, 14 de junho de 2009

Somos quem “somos”... [Há provas do contrário]

Estou feliz, são 2h56min na madrugada Sábado/Domingo e estou em Cabo Frio... A “Plin Plin” já foi dormir e eu aqui acordado pensando na vida. Lembrei do blog e agora começo a escrever tentando organizar minhas idéias nesse papel... [normal, eu tenho crises de insônia às vezes]

Há poucos dias estava conversando com uma grande amiga, a Amy... Uma de suas frases foi a seguinte pergunta retórica: "Como pude conhecer tanta gente legal em poucos meses?". Eu não pude deixar de imaginar o mesmo, é claro que meu subconsciente guardou isso para uma análise mais apurada em ocasião específica... E agora, estando aqui próximo da pessoa que mais amo, o questionamento veio à tona. Como passei todo meu tempo antes da “Plin Plin” sem ter ninguém importante na minha vida [além dos meus pais]?

Vocês devem lembrar que estudei na UERJ, porém lá, embora eu tivesse um comportamento mais similar a normalidade, não fiz nenhum "amigo". De fato, hoje não falo com ninguém da minha turma de psicologia. Sobre o ensino médio, posso dizer praticamente o mesmo, "amizades verdadeiras", [de lá] não tenho nenhuma [além da “Plin Plin”, que agora está a um nível acima disso ^^]. Pode parecer triste, mas não é, estou satisfeito com o que tenho hoje [muito mais do que mereço].

Ah sim, voltando...

Estou pensando, a percentagem mundial de introvertidos e extrovertidos é a mesma [50%]. Porém a consciência comum é de que o mais divertido é ser extrovertido, a imagem positivista sempre anda ao lado do comportamento extrovertido e a pregação sobre diferencial individual tende a extroversão das pessoas. [Exponha suas idéias ao mundo, seja o centro das atenções, mostre que você é o “cara”, características tipicamente extrovertidas]. Por que isso?

A explicação é complexa, mas tentarei colocar em palavras simples os pontos principais. Extrovertidos influenciam o ambiente e tendem a passar o seu humor aos que estão ao redor. As pessoas gostam de ser apreciadas por suas qualidades, logo um extrovertido irá procurar fazer com que as pessoas valorizem suas características, como desenvoltura ao falar em público, capacidade e prazer em ser o foco de atenção, exposição dos próprios sentimentos, etc. Assim, os 50% extrovertidos, com sua tendência inconsciente de passar seu “estilo” de comportamento ao ambiente social, foram tornando o mundo extrovertido, fazendo-o valorizar mais os seus tipos de característica.

Os Introvertidos absorvem muito mais idéias do que as passam, além de ter uma certa dificuldade em moldar o ambiente em que estão inseridos. Se não tiverem certo discernimento poderão introjetar muitos valores do meio a sua personalidade [é preciso equilíbrio]. Não pensem que introvertidos são “patinhos” influenciáveis, porém, naturalmente não são grandes influenciadores de grupo como os extrovertidos.
Agora pensemos, com a tendência mundial a favor do comportamento extrovertido, muitos introvertidos tornam-se mais reclusos. Isso porque ao observar um ambiente “hostil”, vem o instinto de auto-proteção [é mais difícil puxar assunto com alguém se todos já estão brincando e conversando, do que se todos estão "tranqüilos". E também, para os que estão na “roda” é difícil notar quem está quieto de fora]. Isso é o que ocorre com os Introvertidos, especialmente os mais tímidos ou "menos equilibrados", tendem a parecer isolados e em casos extremos são vistos como estranhos ou até esnobes por não quererem se entrosar.

Assim, muitos introvertidos procuram um comportamento “mais comum” e quando conseguem, em parte deixam de expor quem realmente são...

“Amizade é partilhar com outro o seu verdadeiro ser.“

Mas e quanto aos todos os 50% introvertidos, por que não se juntam e pronto? [isso é estranho, mas alguém poderia pensar]. Com sua tendência natural de se adaptar ao ambiente , o ser humano com o passar do tempo torna-se reflexo do meio. Isso, nos introvertidos é muito mais forte, na convivência as pessoas introvertidas em geral buscam aceitação e adotam comportamentos um pouco mais extrovertidos. Os novos Introvertidos que chegam ao mesmo ambiente, "por alto" vêem todos como extrovertidos e passam a se adaptar também... É um ciclo [estou “forçando” bastante e deixo de considerar diversos fatores que interferem no todo, mas isso é necessário para deixar mais óbvio de conciso].

Num ambiente tipicamente extrovertido, as pessoas tendem a dar mais enfoque as coisas triviais e "descoladas". Não que isso seja ruim, torna a convivência menos maçante e dá margem para brincadeiras que irão descontrair o ambiente. Porém, é relativamente comum encontrar pessoas que não são emocionalmente participativas, como já citei meu exemplo. PS: Embora a “Plin Plin” seja mais sociável que eu, ela também não herdou muitas amizades do ensino médio...
Enfim, muitos Introvertidos e tímidos estão por aí, imaginando não serem compreendidos, mas também, sem perceber escondem grande parte do que são realmente. A resposta para a pergunta no início da postagem [como pude conhecer tanta gente legal em poucos meses?]. No meu caso, parte disso é sorte ou quem sabe destino, por encontrar as pessoas certas, a outra parte é uma atitude um pouco inovadora que tento aplicar... Ser um pouco mais de mim mesmo para os outros, talvez isso me faça ser realmente feliz, ou pelo menos liver. “Ver” [analisar] como as pessoas se sentem ou pensam é algo que minha psicóloga disse ser um dom, porém apenas agora tento usar isso para “o bem” [sim, é estranho, mas não ligo].

Algo interessante, muitos extrovertidos e até alguns introvertidos tem o “poder” de literalmente arrancar as pessoas de dentro de suas “conchas de falsa proteção”. A “Plin Plin” fez isso por mim. Agora também tenho a Yumi, outra grande amiga que junto da Amy é uma dessas pessoas, gosto de ficar perto delas, posso ser um pouco menos recluso sem, no entanto, deixar de ser eu mesmo.

Estou aqui, escrevendo... Pensando nas pessoas que gosto e como se deu uma mudança quase radical na minha existência depois de conhecer a “Plin Plin”... Talvez nessas horas, distante de todo caos no mundo, eu possa dizer que a minha vida simplesmente vale à pena...




2 Comentários:

adasdassd disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
adasdassd disse...

eu poderia usar a tua indrotucao
so que invez de plin plin , seria "sherman e 80"
e ja estamos num nivel acima de "amizade"
somos brother ;D
em relacao a extrovertido e introvertido
eu nem sei qq siginficam
mas eu me identifico mais com introvertido
gosto do meu mundinho
ontem tava no shop com 4 , isso msm 4 mininas
i eu tava sentado olhando para escada rolante
e n conversava quase nada com elas
adaptacao eh somente necessario qd voce QUER se aceito de uma forma que nao esta sendo, mas so eh bom desde que voce tenha uma consciencia do que vc eh e n se levar pelos outros somente pq saum a "maioria" ja q as pessoas tendem a se aptar ao "legal, maneiro" entaum deveria ter mais extroverdido q introvertido ;D
xauxinho
depois faco a sua reposta sobre nascemos tao joven bjim bjim

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO